sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Como identificar os 3 fios do motor no ventilador de teto ?

Olá nobres  amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.

Os ventiladores de teto novos, são acompanhados de um diagrama de ligações, para interligar as fiações de luz e motor no teto e no controle de parede.

Mas, e quando o ventilador é usado e já não mais existe este diagrama.

O quê fazer ?

O primeiro passo será identificarmos os 2 fios da lâmpada do lustre.

Dá para seguir estes fios, puxando um de cada vez, a partir dos bocais.

Ou com um multímetro na escala de continuidade ou resistência.

Uma vez identificado estes 2 fios, os outros 3 serão os 3 fios do motor.

Estes 3 fios estão interligados em 2 enrolamentos ligados em série.

Um deles no extremo, outro no meio dos enrolamentos (comum do motor) e o terceiro no outro extremo.

Com o ohmímetro em uma escala mais baixa, você colocará uma das pontas de prova em um fio qualquer e a outra em outro fio qualquer.

Anote esta medida e mude uma das pontas para o outro fio.

Anote esta medida e coloque agora as duas pontas entre os fios que ainda não foram medidos entre si.

Anote esta medida.

Você encontrará duas medidas iguais ou com pequena diferença e outra com o valor da soma de ambas.

Logo, fios com o maior valor resistivo serão os extremos dos enrolamentos e o outro fio será o comum do motor.

Dica:
Se uma medição apresentar baixíssima resistência ou indicar zero = enrolamento em curto.

Se uma medição apresentar altíssima resistência ou nada indicar = enrolamento aberto.

Em ambos os casos, o motor deverá ser descartado ou levado para rebobinar em loja especializada.

Normalmente, os custos para retirar do teto, retirar as pás, levar para a oficina, trazer da oficina em outro dia, reinstalar motor e pás, não compensa consertar.

Melhor partir para a compra de um novo ventilador e pagar somente para instalar.


Gilson Eletricista
Flamengo - Rio de Janeiro - Brasil
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Comentário Pessoal:

Nestas fotos acima, o ventilador de teto da marca Latina com controle remoto teve uma infiltração de água vinda da cobertura e atingiu o controle.

Após o vazamento ser corrigido, a moradora ligou e como o módulo receptor deveria estar com água, entrou em curto.

A administradora deste imóvel, enviou um eletricista para orçar o conserto.

Ele retirou o módulo receptor + capacitor acoplado e deixou uma ligação direta para a lâmpada do lustre poder ser acionada pelo interruptor de parede.

Meteu pé e nunca mais retornou.

Fui contratado para realizar outros serviços e a cliente reclamou de não ter conseguido consertar e nem de conseguir comprar outro na Internet com controle remoto e pás cristal.

Sugeri que ela comprasse outra marca e ela disse que este Latina foi o melhor ventilador de teto que já teve em toda a sua vida.

Extremamente silencioso e de fácil manuseio.

Perguntei se água havia pingado por dentro do motor.

Como não soube responder, subi em uma escada e girei as pás com a mão.

Elas giraram suavemente e custaram a parar com o impulso dado, o que significava que os rolamentos não foram atingidos e não estavam oxidados.

Fui até a loja Caima e comprei um excelente e compacto controle remoto universal da marca Force Line + 01 capacitor com 2 fios.

Fiz as medições, que relatei logo no início do post, não para descobrir os 3 fios do motor, pois eu já sabia que eles são: Marrom e Branco para os enrolamentos e Vermelho para o Comum do motor.

Esta minha precaução foi para verificar se um ou ambos enrolamentos não estavam em curto.

Não localizei curto, mas mesmo assim, antes de conectar o novo módulo receptor, instalei o capacitor entre os fios Marrom e Branco e liguei o Vermelho ao Neutro.

Com o retorno da lâmpada, liguei-o no Branco e acionei o interruptor.

O Latina entrou em velocidade máxima com o vento para cima.

Inverti o retorno e liguei-o agora no Marrom e acionei o interruptor.

O Latina entrou em velocidade máxima com o vento para baixo.

Agora sim estou certo de que instalarei o novo controle e ele não será destruído por haver curto nos enrolamentos.




Autor do texto e das fotos: Gilson Carlos Pessanha

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